domingo, 30 de dezembro de 2012

Arte do Blog

 
Moon Landscape

Max Beckmann

Max Beckmann nasceu em Leipzig, na Alemanha, em 1884 e estudou na Academia de Belas Artes de Weimar. Entre 1903 e 1904, viajou para Paris, Genebra e Florença e antes de completar 30 anos já estava bem conceituado como artista e financeiramente independente. Suas primeiras obras são de estilo impressionista, mas posteriormente ele tornou-se um pintor e artista gráfico expressionista. Beckmann vivenciou uma experiência traumática como ajudante no corpo médico durante a I Guerra Mundial.

Iron Bridge

O contato com a realidade da guerra levou-o a pintar obras enérgicas e de grande dramatismo, caracterizadas por contornos muito marcados, colorido forte e violência implacável. Beckmann viu o mundo como uma tragédia de desumanidade do homem para com o homem e entendeu a vida como um carnaval de loucura humana.

 
Family

Tal como as obras do movimento Nova Objetividade (Neue Sachlichkeit), os seus quadros expressavam uma severa crítica social à Alemanha do pós-guerra. Na década de 1930, Beckmann refletiu a sua consternação pela ascensão do nacional-socialismo em nove trípticos, que são gigantescas alegorias figurativas com cores estridentes, como A Partida (1932-1933, Museu de Arte Moderna, Nova Iorque). Beckmann pintou esta obra imediatamente depois que os nazis o destituiram do cargo de professor de arte na Escola de Arte Städel, de Frankfurt, por ser considerado artista degenerado.

Bird's Hell

Em 1937 emigrou para Amsterdam ao saber que a sua obra iria ser exposta como arte degenarada numa exposição nazista. Em 1947 mudou-se para os Estados Unidos. Entre 1947 e 1949, foi professor na Universidade Washington de Saint Louis (Missouri), lugar que abandonou para ir para Nova Iorque, onde morreu no ano seguinte.

Lido

Saiba mais aqui e aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário