domingo, 11 de novembro de 2012

Arte do Blog

In the Provence (also known as Roofs)

Charles Demuth

Charles Demuth nasceu em 08 de novembro de 1883, em Lancaster, Pensilvânia, em uma família próspera que muito incentivou suas atividades artísticas. Seu pai Ferdinand era fotógrafo amador e sua avó e tia eram pintoras. Sua mãe cultivava um exuberante jardim vitoriano cujas flores fascinam Demuth foram tema de muitos de seus trabalhos.

Nospmas, M. Egiap Nospmas, M.

Demuth estudou na Escola de Arte Industrial, na Filadélfia, entre 1903 e 1905. Em 1904 ele fez uma breve estadia em Paris, vivendo a vida boêmia e respirando o modernismo francês. Em 1905 Demuth matriculou-se na Academia da Pensilvânia de Belas-Artes onde foi aluno de Thomas Anshutz, Breckenridge Hugh, e McCarter Henry.

The Circus

No outono de 1907, em sua segunda viagem a Paris, Demuth conheceu as obras de Henri Matisse, Georges Braque, Derain André, Raoul Dufy e Maurice Vlaminck. Demuth retornou aos Estados Unidos em 1908 e rematriculou-se na Academia Pensilvânia onde terminou seus estudos em 1910.

llustration No. 8 for Zola's Nana

De volta à casa de sua família em Lancaster Demuth trabalhou em naturezas mortas e estudos figurativos que refletiam a influência de Matisse e dos fauvistas. Em 1912, na sua terceira visita à Europa, no auge da revolução cubista, Demuth estudou na Academia Colarossi e Julian intercalando os estudos com viagens a Londres e Berlim. Ele foi apresentado a Leo e Gertrude Stein e passou a frequentar seu salão, onde conheceu Pablo Picasso, Juan Gris, Robert Delaunay, Francis Picabia e Marcel Duchamp. Demuth floresceu nesse meio e completamente imerso na obra de Cézanne.

The Purple Pup

A maioria dos trabalhos Demuth teve Lancaster como inspiração com seus variados temas - vaudeville, acrobatas, café e cenas de bar para aquarelas e óleos, juntamente com ilustrações de histórias e peças de teatro - lado a lado com elegante e arejadas aquarelas de flores.
 

Frágil em toda a sua vida, Demuth morreu de diabetes com 52 anos de idade, em 1935. Ele deixou para trás um acervo de mais de 900 obras que podem ser classificadas como uma resposta altamente pessoal do artista ao Modernismo.

Saiba mais aqui e aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário