domingo, 4 de novembro de 2012

Arte do Blog

Luxembourg-garden

Félix Vallotton

Félix Edouard Vallotton nasceu em Lausane, em 28 de dezembro de 1865 e morreu em Paris em 29 de dezembro de 1925. Sua obra de pintor e gravurista esteve sempre associada ao grupo Les Nabis. Vallotton nasceu em uma família conservadora da classe média e formou-se em estudos clássicos em 1882. Nesse ano mudou-se para Paris onde estudou arte com Jules Joseph Lefebvre e Gustave Boulanger na Academia Juliano.

 On-the-beach

Durante muito tempo Vallotton visitou o Louvre onde passava horas a fio admirando os trabalhos de Holbein, Dürer e Ingres, artistas que se tornaram referências ao longo de sua vida.

 Bathing

Em 1891 Vallotton executou sua primeira xilografia, um retrato de Paul Verlaine. Muitos trabalhos semelhantes produzidos nos anos da década de 1890 foram disseminados extensamente em jornais, revistas e livros, tanto na Europa como nos Estados Unidos e reconhecidos por sua técnica de impressão como radicais e inovadores.

 Child Playing Ball in the Park Felix Vallotton

O desenvolvimento das técnicas de Vallotton o tornaram líder no renascimento da xilogravura como forma de expressão artística. Há em seu trabalho notórias influências do pós Impressionismo, do simbolismo e da xilogravura japonesa.

 The Lie

A arte gráfica de Vallotton alcançou seu desenvolvimento mais elevado em Intimités (intimidades), uma série de dez interiores publicados em 1898 e que tratam da tensão entre homens e mulheres. Félix Edouard Vallotton exerceu influência significativa nos trabalhos de Edvard Munch, Aubrey Beardsley e Ernst Ludwig Kirchner.

Saiba mais aqui e aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário