sábado, 29 de setembro de 2012

Especial de Sábado

Ganhadores do Premio Nobel de Física

Borges e Nicolau
x
1972
John Bardeen, Leon Neil Cooper e John Robert Schrieffer - pelo desenvolvimento da teoria da supercondutividade.

 John Bardeen (1908-1991); Leon Neil Cooper (1930); John Robert Schrieffer (1931), físicos estadunidenses

John Bardeen, Leon Neil Cooper e John Robert Schrieffer foram distinguidos, em 1972, com o premio Nobel de Física pelo desenvolvimento da teoria da supercondutividade, conhecida como Teoria BCS. John Bardeen foi o único cientista a receber duas vezes o premio Nobel de Física. A primeira vez foi em 1956, pela invenção do transistor.

O fenômeno da supercondutividade é conhecido desde 1911, quando o físico holandês Heike Kamerlingh-Onnes observou que o mercúrio conduzia corrente elétrica sem perda energética em temperaturas próximas ao ponto de liquefação do hélio (-269°C), tornando-se um supercondutor. Os físicos estadunidenses John Bardeen, Leon Neil Cooper e John Robert Schrieffer conseguiram explicar teoricamente o fenômeno da supercondutividade, mostrando que ele não está necessariamente relacionado à diminuição da agitação de átomos e moléculas com a temperatura, como se supunha. Então, compreendeu-se a possibilidade de haver supercondutores em temperaturas mais elevadas.
(Fonte: Os fundamentos da Física. Volume 3. Editora Moderna)

Saiba mais. Clique aqui, aqui

Próximo Sábado: Ganhador do Premio Nobel de 1973:
Leo Esaki pela descoberta do tunelamento em semicondutores; Ivar Giaever pela descoberta do tunelamento em supercondutores e Brian David Josephson pela previsão teórica de super correntes em barreiras de tunelamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário