domingo, 6 de maio de 2012

Arte do Blog

 Sem título, 1983 / Tinta Vinil em Lona Vinil

Keith Haring 

Pintor norte-americano. Inicialmente grafiteiro, foi um dos artistas mais importantes do universo pop dos anos oitenta. Nascido em Kutztown, Pensilvânia, em 1958, cedo começou a desenhar inspirado em desenhos animados da TV. Estudou arte na Escola Ivy de Arte em Pittsburgh, onde começou a fazer serigrafias em camisetas.

Cruella De Vil, 1984 / Acrílico sobre tela

Haring continuou seus estudos na School of Visual Arts em Nova York durante 1978 e 1979 sob a direção de Joseph Kosuth e Sonnier Keith. Em 1980 começou a grafitar, desenhando com uma caneta diretamente em anúncios no metrô em Nova York.

Sem título, 1986 / Óleo e acrílico sobre tela

Em seguida trabalhou em uma série de desenhos animados feitos com giz branco em painéis reservados para propaganda. Uma mistura de sexo com discos voadores, pessoas e cães, que foram acrescentados posteriormente figuras de bebês rastejando, halos, pirâmides, televisores, telefones, e referências à energia nuclear. Keith Haring faz críticas ao poder e mostra medo da tecnologia, seu trabalho sugere ansiedade e reflete preocupação moral.

Sem título, 1986 / Óleo e acrílico sobre tela

O suporte pictórico que Haring utilizou foi variado e acessível (papel, tecido de fibra de vidro, peças de aço esmaltado, camisetas, copos e moldes de gesso de obras de arte conhecidas). Suas fontes são a arte Africano, Maia, caligrafia chinesa e aborígene, Warhol e Tobey, a partir do qual evoluiu para estilo semi-abstrato, uma espécie de nova onda que lembra Pollock e Penck. 

Knokke, 1987 / Acrílico sobre tela

Haring faleceu aos 31 anos de idade, em fevereiro de 1990, vítima de complicações de saúde relacionadas à AIDS.


Em 4 de maio de 2012, quando faria 54 anos, Haring foi homenageado pelo Google com seus bonecos coloridos, que nesse dia foram vistos no lugar do logotipo do buscador.

Saiba mais aqui e aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário