domingo, 4 de março de 2012

Arte do Blog

A estrutura de concreto exprime a vocação brutalista de Ando

Arquitetura - Tadao Ando

Tadao Ando é um arquiteto japonês nascido em 1941. Sua obra, rigorosamente brutalista é discutida em todo o mundo, por vezes contestada, mas o fato é que em 1995 Tadao Ando recebeu o Premio Pritzker, láurea concedida apenas a arquitetos, cujo prestígio equivale ao do Premio Nobel.

Igreja da Luz em Kasugaoka

A trajetória de Ando é ímpar, tornou-se um dos mais importantes arquitetos do mundo sem jamais ter frequentado uma escola de arquitetura como estudante. Depois de famoso passou a lecionar na faculdade de arquitetura da Universidade de Tóquio na condição de emérito professor.

Quando jovem, com 15 ou 16 anos de idade, Ando gostava de observar construções, mas foi um livro com fotos de obras de Le Corbusier que teve papel decisivo em sua escolha profissional. 

 Modern Art Museum of Fort Worth

Normalmente os jovens que optam por uma atividade procuram uma escola, Ando preferiu viajar. 

Munido de blocos de desenho e lápis, Ando percorreu a Europa e os Estados Unidos. Nessa jornada em busca do conhecimento ele redesenhou centenas de obras clássicas e modernas, das quais estudou minuciosamente cada detalhe. Enquanto viajava e estudava, ganhava a vida como pugilista profissional. Em 1969 Tadao Ando abriu um escritório de arquitetura em Osaka e a partir desse momento seu trabalho começou a chamar a atenção da crítica e culminou com a maior premiação concedida a um arquiteto.

Saiba mais aqui e aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário